Arrastão Literário – São João do Itaperiú

A Associação das Letras realizou nesta quinta-feira (18), a primeira edição do “Arrastão Literário” em São João do Itaperiú. A atividade promove o encontro de alunos da rede pública de ensino com escritores, com o intuito de fomentar uma paixão pela palavra, gêneros de escrita e leitura.

A ação foi realizada em todas as escolas da cidade, promovendo a interação com cerca de 1000 estudantes, desde as séries iniciais até alunos do ensino médio. A cidade foi escolhida pelas ações de estímulo à leitura, como a declamação e performance de poemas realizada todo ano na Escola Estadual Básica Elvira Faria Passos. Representantes do poder executivo e da secretaria de educação acompanharam parte das atividades e ressaltaram a importância de ideias como essa. “Promover o primeiro encontro entre escritor e alunos é ótimo para despertas as pérolas escondidas, um grande estímulo à leitura”, declarou o prefeito Clézio José Fortunato.

O encontro com escritores foi inédito para grande parte dos estudantes. Entre conversas e explicações, os associados criaram diversas dinâmicas de estímulo à leitura e escrita, como escrita de cartas, declamação de poemas, desenhos, criação de frases e textos; e contações de histórias para as crianças. A experiência também foi inspiradora para os associados, pois possibilita novas interpretações e instiga a imaginação, como destaca Mariane Eggert de Figueiredo, uma das participantes do encontro. Com o sucesso da ação, a Associação das Letras projeta a continuação do “Arrastão Literário” em outras cidades da região, aproximando os laços entre os jovens e a literatura.

Participaram do projeto: Donald Malschitzky, Valério Mattos, Bernadéte Costa, Marlete Cardoso, Rosana Ritzman, Mariane Eggert de Figueiredo, João Borges, Jura Arruda, Valmir ‘Capim’ Neitsch, Milton Maciel, Silvana Beck, Márcia Cordeiro, Maria Bernadete de Oliveira Mattos, Silvio Vieira.

Escolas: Escola Estadual Básica Elvira Faria Passos, Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello,  Escola Municipal Professora Maria Gasino Borba, Escola Municipal Catulino Onofre Rosa.

Confira alguns registros do Arrastão: