Os Associados – Alcides Buss

ALCIDES BUSS (Salete, SC – 1948) é professor de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina desde 1980, tendo se aposentado em 2008. Foi diretor da Editora da UFSC no período de 1991 a 2008. Anteriormente, foi professor titular de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Univille (Joinville, SC), entre 1974 e 1979. Iniciou sua carreira literária com o livro Círculo Quadrado, em 1970. Depois disto publicou mais vinte obras, sendo uma delas um estudo sobre Cobra Norato, do modernista Raul Bopp. Durante a década de 70, atuando como diretor de cultura da Prefeitura de Joinville (SC), promoveu um trabalho de resgate da cultura popular e de popularização das artes em geral, que ficou conhecido em todo o Brasil. Concertos, recitais eruditos e espetáculos de dança passaram a ser levados a lugares tais como praças públicas, escolas e igrejas. Exposições artísticas circulavam, de forma itinerante, nos bairros da cidade. E a literatura, especialmente a poesia, foi às ruas através de varais literários, dos quais foi o criador.

Publicado por associacaodasletras

Entidade que trabalha no fomento da escrita e da leitura.