Quem Somos:

Somos uma Associação declarada de utilidade pública, através da lei nº 17.152, de 22 de maio de 2017.

Somos uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com prazo de duração indeterminado.

A  Associação das Letras iniciou suas atividades no ano de 2012, seu estatuto social rege que a Associação possua uma diretoria, um conselho fiscal e a Assembleia Geral. A Associação tem como missão o fomento da literatura através da capacitação de seus associados, a integração com a comunidade e com outras entidades literárias, a assessoria a escritores e a realização de eventos que propiciem a troca de ideias entre os associados e escritores consagrados.

O resultado do trabalho desenvolvido pela Associação, se observa na projeção dos escritores associados, no sucesso verificado em:

a) seis Encontros Catarinense de Escritores (2013/2014/2015/2016/2017/2018), evento já consolidado no calendário da Associação das Letras;

b) nas publicações de 7 miniantologias intituladas Letras da Confraria, nos cinco livros antologia: “Saganossa” (2014), “Saganossa – Outras histórias” (2015) e “Rede das Letras” (2015) e “Janela das Letras” (2016) e “Viagem das Letras” (2018), nos livros de bolso – “Letras Associadas” volumes 1 e 2 (2015); 3 e 4 (2016) e 5 (2018) todos em edições cooperadas entre os escritores associados participantes e a Associação das Letras, sendo que todas as publicações têm número de ISBN.

c) nos saraus literários;

d) nas oficinas literárias;

e) nos projetos literários desenvolvidos, etc.

A atual gestão está com várias atividades programadas que visam a difusão da Associação nas entidades educacionais, através do projeto “ARRASTÃO DAS LETRAS”; e junto a comunidade em museus, cafés, shopping centers, casa da cultura, associações de arte e cultura, associações que promovam a integração dos deficientes visuais, por meio do projeto “GIRO LITERÁRIO”; além de palestras, oficinas literárias, painéis, saraus e demais atividades sempre em prol do fomento da literatura.

Anualmente, a associação organiza o ENCONTRO CATARINENSE DE ESCRITORES, reunindo escritores, leitores, e amantes da literatura de vários pontos de Santa Catarina e até de outros estados. No dia 14 de setembro de 2019 será realizado em Joinville o VII Encontro Catarinense de Escritores da Associação das Letras.