Quem Somos

A Associação das Letras iniciou suas atividades em 18 de maio de 2012, tem um estatuto social e uma diretoria e sua missão é o fomento da literatura através da capacitação de seus associados, a integração com a comunidade e com outras entidades literárias, a assessoria a escritores e a realização de eventos que propiciem a troca de ideias entre os associados e escritores consagrados.
O resultado do trabalho desenvolvido pela Associação, se observa na projeção dos escritores associados, no sucesso verificado em cinco Encontros Catarinense de Escritores (2013/2014/2015/2016/2017), evento já consolidado no calendário da Associação das Letras; nas publicações de 7 miniantologias intituladas Letras da Confraria, nos cinco livros antologia: “Saganossa” (2014), “Saganossa – Outras histórias” (2015) e “Rede das Letras” (2015) e “Janela das Letras” (2016) e “Viagem das Letras” (2018), nos livros de bolso – “Letras Associadas” volumes 1 e 2 (2015); 3 e 4 (2016) e 5 (2018) todos em edições cooperadas entre os escritores associados participantes e a Associação das Letras, sendo que todas as publicações têm número de ISBN.
A atual gestão está com várias atividades programadas que visam a difusão da entidade nas entidades educacionais e junto à comunidade, como o “Vôo das Letras”, em Jaraguá do Sul, o “Arrastão Literário”, em São João do Itaperiú, o “Escrito nas Areias”, em Barra Velha, além de palestras, oficinas, painéis e mais uma série de atividades.
Anualmente, a associação organiza o Encontro Catarinense de Escritores, reunindo mais de uma centena de escritores e de amantes da literatura de vários pontos de Santa Catarina e de outros estados. No dia 15 de setembro de 2018 será realizado em Joinville o VI Encontro Catarinense de Escritores da Associação das Letras, com o tema “A Palavra”. Os principais palestrantes serão: Deonísio da Silva, Malu Rodrigues e Rodrigo Garcia Lopes.