Os Associados – Borges de Garuva

Borges de Garuva CRÉDITO FOTO Eberson TheodoroÉ escritor e diretor de teatro.  Reside em Joinville, onde foi professor, comunicador, cronista de A Notícia, três vezes conselheiro de cultura, gestor na Fundação Cultural e presidente do conselho administrativo do Instituto Festival de Dança. Em Curitiba, atuou como tradutor e cursou artes cênicas no Teatro Guaíra e na Faculdade de Artes do Paraná. Escreveu 16 peças teatrais e montou 30 espetáculos, entre os quais Norigama e Sahy dos Sonhos, este último inspirado no falanstério do Dr. Mure. Como ator, além do teatro (O quebra-cabeça, Tupac Amaru, Acordes, O princípio), teve passagens pelo cinema (alguns curtas e o longa de Chico Faganello, Outra memória) e pela TV (RBS, Globo).

Atualmente trabalha num romance para o qual vem realizando pesquisas no Brasil e em Portugal. Desde fins de 2012, dedica-se exclusivamente à literatura. Em 2013 e 2014 teve aprovados no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville dois projetos de publicação de suas obras (Teatro: cinco textos de Borges de Garuva e Contos do mar).

contos-do-marCONTOS DO MAR

Lançado em 2016

Contos do mar” é uma seleção de sete narrativas: A caravela, Encontro no caramanchão, O baile do sonho, Carlo Rosso, Tangerinas, Por um triz e Faxina. Os contos foram produzidos entre 1995 e 2004 mas guardam valor simbólico e afetivo na carreira de Borges. “São obras de uma fase da minha literatura que estou deixando para trás, mas que não quero renegar, que acho merecedora de leitores, já que tem tido admiradores no contato corpo a corpo”, explica.

cinco-contosTEATRO: CINCO TEXTOS

Juntamente com Contos do mar, inaugura o projeto em que o autor vem se empenhando com vistas à difusão de seus trabalhos literários. A expectativa é a publicação de novas peças teatrais, contos e ensaios. Além disso, Borges conta com dois romances em construção, mas sem data para serem editados.